quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Amianto: Retirada da pauta do STF e nova lei goiana inconstitucional causam indignação no exterior

 Por Conceição Lemes do VIOMUNDO

O Supremo Tribunal Federal (STF) deveria ter retomado na semana passada, em 14 de agosto, o julgamento da lei goiana nº. 20.514, que permite à Sama, do grupo Eternit,  extrair e beneficiar  o amianto para exportação.

O tema estava na pauta.

Tanto que ativistas e representantes de associações de vítimas da fibra assassina, bem como seus familiares grudados na TV Justiça e internet em todo o país, aguardavam ansiosos o tão esperado julgamento pelos ministros do STF.

O presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), João Eliezer de Souza, e a fundadora da entidade, a engenheira Fernanda Giannasi, se deslocaram até Brasília para acompanhar a sessão.

Porém, no dia do julgamento, sem qualquer explicação, saiu da pauta, sem data para retornar.

Decepção e indignação gigantes.

Para piorar, em 15 de agosto, a toque de caixa a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou projeto do governador Ronaldo Caiado, para protelar o fim da extração do amianto da mina de Minaçu.

Imediatamente Caiado promulgou a lei nº 22.932, que permite a mineração e o processamento do amianto por mais cinco anos.

Resultado: a não retomada do julgamento pelo STF e a aprovação no dia seguinte da nova lei goiana — igualmente inconstitucional como a de 2019 — caíram como uma bomba, inclusive no exterior.

A reação internacional veio rápido, em


Vejam em:

1. Artigo Já é Natal para a Eternit no Brasil, da jornalista e historiadora Laurie Kazan-Allen. Ela coordena o International Ban Asbestos Secretariat (IBAS), sediado em Londres, Inglaterra. É parceira da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea)

2. Comunicado à imprensa de cinco entidades internacionais, com apelo ao STF para reagendar o julgamento da ADI 6.200 contra a lei goiana o mais rapidamente possível.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

AMIANTO: Manifesto Internacional ao STF

 COMUNICADO À IMPRENSA INTERNACIONAL TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS SOBRE NOSSA INDIGNAÇÃO REFERENTE À INAÇÃO DO STF DE PÔR UM FIM À TRAGÉDIA SOCIOAMBIENTAL DO AMIANTO NO BRASIL.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Carta ao STF defende banimento total do amianto

TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Carta ao STF defende banimento total do amianto 


Documento foi produzido durante Seminário sobre o tema realizado pela Fundacentro e parceiros em São Paulo/SP

https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2024/agosto/carta-ao-stf-defende-banimento-total-do-amianto