terça-feira, 30 de agosto de 2016

I ENCONTRO NACIONAL DAS VÍTIMAS DO AMIANTO


 

8/10/2016 – Plenária: I Encontro Nacional dos familiares e vítimas do amianto

 

Patrocinadores: ABREA e DIESAT

       Local: Hotel Vila Rica – Rua Donato Paschoal, 100 - Parque Itália, Campinas

            Idiomas: Haverá tradução para o inglês e italiano

 

Os objetivos deste I Encontro Nacional são, primeiramente, o compartilhamento pelos atores sociais das diversas experiências nacionais e internacionais na luta pela erradicação do amianto, considerado a “catástrofe sanitária do século XX”, capacitando estes ativistas, organizando e qualificando as suas ações nas diversas associações estaduais e locais, e, subsidiariamente, a construção de um plano de atuação conjunta, bem como com o empoderamento das entidades locais e o fortalecimento dos laços de solidariedade e de mútua cooperação para pôr fim à abissal invisibilidade social dos doentes do amianto no Brasil e à produção, comercialização e utilização do mineral reconhecidamente cancerígeno para os seres humanos.

 

Neste evento, buscar-se-á o congraçamento dos participantes no sentido de que entendam que os problemas que os atingem são comuns a todos, independentemente da empresa em que trabalharam, dos cargos exercidos, das regiões de onde proveem, do grau de escolaridade e situação socioeconômica. São vítimas de uma opção de desenvolvimento equivocada e injusta que priorizou a concentração de riqueza e do lucro em detrimento do bem-estar socioambiental da população.

 

É contra esta injustiça socioambiental que as associações de vítimas do amianto se contrapõem para exigir do poder público e dos responsáveis diretos o acompanhamento de saúde dos que foram expostos à fibra killer (mortal), o tratamento digno, a indenização pelos males causados e a recuperação ambiental dos sítios degradados e contaminados pela exploração irresponsável e predatória do mineral.

 

Programa

 

Welcome Coffe (8h 00m)

 

9:00 – Abertura e saudação da ABREA e DIESAT aos participantes 

 

9: 15 -  As ações dos parlamentares engajados na luta anti- amianto.

Mediador: Deputado Estadual Marcos Martins

 

Convidados: Deputados estaduais Carlos Minic (RJ) e Marcos Martins (PT/SP), Dep. Federais Vicentinho(PT/SP) e Mendes Thame (PV/SP), ex- senador Eduardo Matarazzo Suplicy, ex- deputado federal Eduardo Jorge, Prefeito Jorge Lapas (Osasco), Vereador Aluisio Pinheiro (Osasco)

 

10:15 – Painel: Os sindicatos nacionais e internacionais na luta anti-amianto

Mediador: DIESAT

Convidados: Sind. Metal. Osasco, CGIL/Itália, FÓRUM NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA DAS CENTRAIS SINDICAIS.

11:00 – Painel: Associações de Vítimas do Amianto  Internacionais e Nacionais e as diversas ações em curso.

Mediador: Lucia do Nascimento - ABREA/RJ

Convidados: AFEVA, ABEA, ABREA, APREA, APEA

 

12:00 – Almoço

 

13:30 – Painel: Representantes das delegações internacionais – a luta anti-amianto em outros países

Mediador: – APREA/Pernambuco

Convidados: Assunta Prato (Itália), Agata Mazzeo (Itália), Linda Reinstein (Estados Unidos), Barry Castleman (Estados Unidos), Carmen Lima (Portugal)

14:00 -– As ações judiciais em curso no Brasil e unificação da luta por justiça para as vítimas (advogados das associações de vítimas SP, Rio, Bahia, Paraná e Pernambuco)

Mediador: ABEA/Bahia

 
15:30 – Painel: Apresentação de propostas de luta coletiva e aprovação da Carta de Campinas.

Mediador: Eliezer João de Souza e Fernanda Giannasi

17:30 – Encerramento - Eliezer João de Souza

 

2 comentários:

  1. Ola. Como faz para participar desse seminário?

    ResponderExcluir
  2. Ola. Como faz para participar desse seminário?

    ResponderExcluir